sexta-feira, 17 de abril de 2009

E a violência chega ao absurdo.

A violência conseguiu ultrapassar o limite do absurdo.
E a passividade do Governo chegou no limite do descaso.
Cada dia que passa vemos que a violência tem aumentado. Homicídios aumentaram. Pessoas inocentes estão morrendo todo dia. E a segurança não aumenta. Não vemos policiais nas ruas. Sempre ouvimos que não há viaturas nem homens suficientes.
Algo precisa ser feito. Se acovardar do jeito que está fazendo é que não pode, porque é a população que paga o pato.
Cadê você, Sergio Cabral?!

Segue a matéria que me indignou, publicada no globo online

Alunos da UFRJ são assaltados dentro de sala de aula no Fundão

Publicada em 17/04/2009 às 10h29m

CBN e O Globo

RIO - Alunos do 8º período de nutrição da UFRJ foram assaltados dentro de sala de aula na tarde da quinta-feira, na Ilha do Fundão. Eles faziam uma prova dentro de uma sala do prédio de Ciências e Saúde da universidade, quando foram surpreendidos por dois bandidos armados. Segundo testemunhas, os bandidos levaram diversos pertences dos estudantes e conseguiram fugir.

Assustados, os alunos afirmam que não há segurança suficiente no local. Eles reclamam ainda que as salas do curso de Nutrição, onde ocorreu o assalto da quinta-feira, ficam no subsolo do prédio, onde seria muito deserto. Segundo Thaís Estrela, do 2º período do curso, o medo é tão grande que é preciso organizar grupos sempre que uma menina quer se deslocar até o banheiro.

- A gente aqui no Campus não tem segurança. Ninguém faz ronda aqui pelo Campus,e qualquer um pode entrar sem crachá, sem nada. A gente vai ao banheiro juntas, pois temos medo de ir sozinhas. Sempre temos que chamar alguém para ir com a gente.

De acordo com o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, esse foi o quarto assalto dentro de sala de aula registrado na universidade desde 2005. Em entrevista à Rádio CBN, Mattos afirmou que o diretor do prédio assaltado já contratou até segurança própria para o local, mas não há como controlar quem entre ou sai do edifício.

- No prédio circulam seis mil alunos todos os dias. Além disso, o edifício de Ciências e Saúde possui oito entradas e não tem porteiro. Desde 2005 a gente realiza campanhas de segurança no local, e já tentamos implementar o crachá, mas a comunidade universitária ainda resiste muito - afirmou Mattos.

Cerca de 65 mil pessoas circulam na Cidade Universitária por dia. Segundo Hélio de Mattos, a segurança é feita com três viaturas que fazem rondas pela universidade, além das câmeras de segurança. Ele admite, no entanto, que ainda é muito pouco.

- Há dois anos o reitor da universidade pediu ao governo federal autorização para realizar um concurso público para contratar mais cem seguranças para a Cidade Universidade. Hoje nós temos três viaturas que fazem rondas intensivas durante o dia inteiro. A Polícia Militar também ajuda com o que pode, mas a circulação dela é igual a de uma cidade mesmo, é difícil de controlar. Além disso, estamos aumentando o número de alunos - afirmou em entrevista à Rádio CBN.

Um comentário:

  1. Olá Rê,
    Isso poderia até ser uma piada, se não fosse tão absurdo. Mas sabemos que essa situação é insustentável, e que até mesmo o governo não é 100% culpado. Afinal de contas, alguns de nós não protestamos qndo o poder público destroi casas construidas de forma irregular, que formariam favelas? Não somo muitas vezes fãs do fútil? Pois então, tudo isso é um movimento normal, para a patricinha andar a bordo do ser pegeout 206, alguém tem que pedir esmola, roubar e td mais. Longe de mim querer bancar o puritano, mas temos que ser as vezes "advogados do diabo". O efeito borboleta é real. E por falar nisso, lembra da campanha do desarmamento? Puxa vida, os bandidos não ficaram sabendo dela, pois eles contiam com armas, cada vez mais poderosas. Ai eu pergunto, será que tem solução? Será que o poder público é o único culpado? Quem puder responder, que atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR O SEU COMENTÁRIO, LEIA ESTE TEXTO COM ATENÇÃO.

-> Porque apenas comentários identificados serão aceitos:

Este blog surgiu como alternativa para que eu, Renata, e meus eventuais leitores relatemos experiências desagradáveis relacionadas a produtos ou serviços. Sei que a internet é mais uma das "armas" dos consumidores. A idéia deste espaço não é apenas alertar os incautos de possíveis furadas, mas também apontar eventuais problemas para que o negociante possa saná-los. Difamação não faz parte da conduta do Teu Nome Na Macumba.
Tenho recebido alguns comentários agressivos e rancorosos, todos eles, sem exceção, anônimos. A covardia é a alma do anônimo, as latrinas, a sua casa.
O blog continua, como sempre foi, democrático. Porém, agora, os comentários só serão aceitos quando devidamente identificados.
Agradeço a participação de todos, dos que escrevem e dos apenas leitores, e faço um convite aos anônimos: saiam do armário!
Aqui todos são bem-vindos.

Obrigada.
Renata Sawabini