terça-feira, 26 de maio de 2009

O trânsito e a falta de educação

O que mais me deixa estressada nesta cidade, além da citada violência, é o trânsito.
Não apenas o trânsito em si, mas os fatores que caratcterizam meu estresse.
Eu, como niteroiense, acho o trânsito do Rio de Janeiro, o mais mal educado, de todos.
Na Tijuca, principalmente, é cada um mais mal educado que o outro.
Primeiro que, em vários lugares, você divide a calçada com carros estacionados.
Isto não é apenas falta de educação, mas um atentado à lei. Afinal, é proibido estacionar na calçada.
Como ficam as mães com o carrinho de bebê? E os cadeirantes? E os idosos?
Calçada é lugar de pedestre.
Passe à noite ou em um final-de-semana em frente à churrascaria Macanudo. Lá são trocentos carros diariamente estacionados, indevidamente, na calçada para os motoristas "sem noção" se fartarem de carne.
E na Avenida Maracanã?? A Casa de Festa Pitando o 7 tem sempre uns carros bloqueando a passagem na calçada. Eita povo sem educação e sem respeito com o próximo.
E ainda falando em calçada... moto que acha que é bicicleta.
Agora virou moda - e isto já começou em Niterói também - moto trafegar normalmente pela calçada para cortar caminho. E você, caro pedestre, tem que sair da frente porque eles trafegam em alta velocidade. Eu, como boa cidadã, já xinguei vários motoqueiros - e fui xiganda de volta - porque eles acham que estão certos.
Mais uma vez, passeie pela Avenida Maracanã, perto da Uruguai, por volta das 18:30. E você vai dividir sua calçada com moto. Dividir não. Dará espaço às motos apressadas.
Aproveitando o mesmo local, mas na Maracanã com a Rua Uruguai, atravessando sentido Macanudo (argh), tem motorista que não sabe mais o que é um sinal fechado para ele e aberto para pedestre. É um sinal rápido. Deve durar uns 10 segundos, no máximo. Mas mesmo assim, os motoristas vêem o sinal aberto pra gente, e eles avançam, sem se preocupar se vão atropelar você.
Odeio! Odeio! Odeio! Isto me irrita profundamente.
E, nas minhas andanças pelo Rio de Janeiro, percebi, que não apenas na Tijuca, mas em vários bairros da cidade, há muitos, mas muitos motoristas sem educação e impunes por aí.
Opa! Eu lembro que, na minha infância, não tinha gente assim tão "sem noção".
Hoje, por pressa, falta de respeito e educação os motoristas não respeitam mais nenhuma lei.
Estacionam sim na calçada. Trafegam nas calçadas, avançam sinal.

Ah, Renata, mas o que você tem feito para mudar isto?
Eu tenho enviado reclamação para o site O Globo, tenho enviado e-mail ao choque de ordem da prefeitura - sem sucesso -, tenho xingado aqui, ali.... Mas tem gente maluca neste mundo e temos que tomar cuidado sim. Não somos xerifes.
A verdade é que eu gostaria de que houvesse um choque de ordem de verdade. Na Zona Norte.
Contra estes motoristas.
Quando começarem a multar, fazer valer a lei, estas pessoas começarão a ficar mais educadas. Afinal, o bolso é o órgão mais sensível do ser humano.

É isto...
E você? O que mais te irrita no trânsito?

2 comentários:

  1. Renata, não me entenda mal, afinal não sou da sua cidade e seus assuntos por isso mesmo, não me sensibilizam de uma forma contundente pois são o seu cotidiano (que não vivo), por outro lado, gosto muito da forma e da clareza do seu texto. Você é jornalista? Trabalha com algo do gênero? Qualquer dia desses, quero ler algo genérico, que fuja do trânsito ou dos bares daí. Algo do tipo lula (arg), congresso, Dilma, Zé Serra, Aécio... Manda vê!

    ResponderExcluir
  2. Respondendo à pergunta do Cícero, com certo atraso:

    Cícero, Eu sou publicitárias, com experiência em marketing.
    E resolvi fazer este blog para poder reclamar de tudo!
    Dos serviços mal prestados, da falta de educação das pessoas, falta de respeito. Tudo que me der vontade de reclamar.
    Não sou jornalista, acho que não escrevo de maneira técnica ou formal.
    Mas sim, acho que sou clara e objetiva quando me expresso por aqui.
    Agradeço sua observação e sua visita em meu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR O SEU COMENTÁRIO, LEIA ESTE TEXTO COM ATENÇÃO.

-> Porque apenas comentários identificados serão aceitos:

Este blog surgiu como alternativa para que eu, Renata, e meus eventuais leitores relatemos experiências desagradáveis relacionadas a produtos ou serviços. Sei que a internet é mais uma das "armas" dos consumidores. A idéia deste espaço não é apenas alertar os incautos de possíveis furadas, mas também apontar eventuais problemas para que o negociante possa saná-los. Difamação não faz parte da conduta do Teu Nome Na Macumba.
Tenho recebido alguns comentários agressivos e rancorosos, todos eles, sem exceção, anônimos. A covardia é a alma do anônimo, as latrinas, a sua casa.
O blog continua, como sempre foi, democrático. Porém, agora, os comentários só serão aceitos quando devidamente identificados.
Agradeço a participação de todos, dos que escrevem e dos apenas leitores, e faço um convite aos anônimos: saiam do armário!
Aqui todos são bem-vindos.

Obrigada.
Renata Sawabini