quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Descaso com os moradores de Quintino

Caros leitores,

Segue reclamação do Rafael Queres, sobre a falta de água no Bairro de Quintino, subúrbio do Rio de Janeiro.

"Gabinete da presidência da CEDAE,


Escrevo novamente pois não obtive nenhuma resposta do órgão no que se refere à falta d'água no bairro de Quintino Bocaiúva, subúrbio do Rio. Desde sexta-feira estamos sofrendo com tamanho descaso. A ouvidoria me informou, ontem, que o fornecimento estaria normalizado às 19h e 30min. No entanto, até hoje a torneira está seca, as plantas estão morrendo e as tarefas domésticas estão suspensas. Não é possível lavar a louça ou fazer comida, os excrementos se acumulam até a garganta não suportar mais, até as narinas arderem desgraçadamente, apenas para fazermos uma economia inútil.
Além do mais, tenho um filho bebê, de 8 meses, que precisa de cuidados. Sua comida e banho são prioridade, mas temo que a caixa d'água em breve esteja completamente vazia.


Conversei com alguns moradores que estão passando por humilhações semelhantes. Alguns estavam preparando festas de aniversário, bodas e outras confraternizações, mas, pelo visto, terão que cancelar todo o investimento físico e emocional por conta da falta de compromisso público com o cidadão. Por que ainda não temos o fornecimento de água?


Na Zona Sul os moradores não passam por essa vergonha, por um período tão largo. Por que, os moradores de lá são coerentes e sabem se mobilizar com mais eficiência que os suburbanos? Veja bem, não quero ser considerado um "qualquer coisa", um boçal. Nós também pagamos impostos, nós votamos. Mas até quando? Eu, no entanto, já não tenho mais vontade nenhuma de ser obrigado a ir àquela urna para, no fim, ver minha esperança minguada e anestesiada, pois sei que sou avacalhado pelo poder público, dia após dia, sem ver concretamente a realidade do meu bairro transformada. Tudo que se sabe daqui é que Zico aprendeu a jogar bola nesta região. Além disso, há a FAETEC, onde algumas pessoas estudam e praticam esportes. Além disso, o que há aqui neste submundo? Nada!


Tenho que trabalhar e tocar as coisas da vida normalamente. O carnaval acabou e a fantasia já está rasgada. A realidade é outra, não passamos o dia inteiro em vão, no ar-condicionado.

Além do mais, gostaria de saber qual é a utilidade desta página http://www.governo.rj.gov.br/indice.asp?orgao=32 Não há qualquer telefone válido, já liguei para pelo menos 6 destes e pelo menos 4 eram residenciais e um era de um escritório de advocacia. No outro ninguém atendia..."

Então, eu pergunto: Quando vão voltar a trabalhar e tomar as devidas providências?

3 comentários:

  1. Pois é, que merda, literalmente! Enfim, felizmente o fornecimento já está normalizado. No entanto, ainda não tive qualquer resposta da empresa.

    Até o Gabeira me respondeu, mas esta maldita CEDAE não se preocupa com isso. Não faço campanha, foi apenas um pedido desesperado. Não sei se votaria nele outra vez. Sinceramente, após lermos com calma os jornais, dia após dia, a gente perde a fé no poder, não tem como ser diferente.

    Acredito, no entanto, na mobilização dos moradores e cidadãos. E sigo decidido no 00 [CONFIRMA]. Isso, para mim, é democracia participativa. "Democracia representiva", penso eu, é um eufemismo para "pacto da mediocridade". Não conheço nenhum cidadão que tenha nos políticos engravatados algum referencial. De fato, políticos somos nós, simples cidadãos, que não desfilam nos camarotes do sambódromo da vida, nem estampam colunas sociais.

    Honestamente, não podemos nos deixar levar por aquele popular silogismo falacioso que nos induz a escolher o voto entre "o menos pior". A lógica binária é burra e sem memória.

    De todo modo, voltarei a falar com o deputado sobre essa situação, que está se repetindo com frequência. Talvez ele me ajude a ecoar essa reclamação. Não sou niilista, temos que tentar resolver nossos problemas sem cinismo, se possível com a ajuda de pessoas próximas.


    Um abraço, na certeza de um bom trabalho em equipe, e obrigado pelo apoio!

    [Rafael Queres]

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafael.

    Entendo que muitos governantes nos decepcionam, porém nunca deixe de acreditar que há políticos eficientes.
    Assim, votamos com responsabilidade e poderemos cobrar, mais tarde, as promessas de governo.

    Obrigada pela participação.

    Abraços,
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Renata, continuo acreditando, na medida do possível. Deixo aqui, no entanto, nova crítica. Pelo Twitter, o deputado Gabeira me respondeu, mas quando enviei a ele o e-mail acima, justificando a minha necessidade de contato, não tive êxito. O e-mail voltou. Pode ser um problema no servidor, talvez a caixa de entrada esteja cheia. Fazer o quê?

    Se alguém se interessar pelo contato, mesmo assim, aqui vai: dep.fernandogabeira@camara.gov.br

    Abraços,


    [Rafael Queres]

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR O SEU COMENTÁRIO, LEIA ESTE TEXTO COM ATENÇÃO.

-> Porque apenas comentários identificados serão aceitos:

Este blog surgiu como alternativa para que eu, Renata, e meus eventuais leitores relatemos experiências desagradáveis relacionadas a produtos ou serviços. Sei que a internet é mais uma das "armas" dos consumidores. A idéia deste espaço não é apenas alertar os incautos de possíveis furadas, mas também apontar eventuais problemas para que o negociante possa saná-los. Difamação não faz parte da conduta do Teu Nome Na Macumba.
Tenho recebido alguns comentários agressivos e rancorosos, todos eles, sem exceção, anônimos. A covardia é a alma do anônimo, as latrinas, a sua casa.
O blog continua, como sempre foi, democrático. Porém, agora, os comentários só serão aceitos quando devidamente identificados.
Agradeço a participação de todos, dos que escrevem e dos apenas leitores, e faço um convite aos anônimos: saiam do armário!
Aqui todos são bem-vindos.

Obrigada.
Renata Sawabini